- Ano: 2012
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Fotografias:Stéphane Chalmeau
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estação de trem de Saint Nazaire é o ponto focal de uma rede de transportes públicos para uma cidade em expansão. A criação de uma linha de ônibus de alta frequência levará à reformulação das estradas e áreas de estacionamento e estradas em torno da estação, bem como o desenvolvimento da praça em frente.
as discuções entre arquitetos, autoridades da cidade e o Conselho de Desenvolvimento de Carène modificaram o projeto inicial:
• as áreas de estacionamentos estão localizadas na praça existente entre a estação e os edifícios do pós-guerra. a utilização deste terreno alivia o trânsito dos carros e ônibus;
• um revestimento mais barato e durável substituiu o granito pensado inicialmente para as áreas operacionais de transporte público.
O orçamento que foi liberado significou a construção de duas longas coberturas para proteger os usuários. Destacando-se na cidade, estas coberturas, fluidas e coloridas, proporcionam um conforto adicional com algumas proteções de vidros, que protegem dos ventos, muitas vezes violentos na costa atlântica.
As lages de concreto foram usadas para cobrir a praça, criando um piso onde foram espalhados bicicletários, bancos, painéis informativos e postes de iluminação, cuja a forma dirige o olhar para a entrada da estação.
Muito próximo de lá, a ponte de concreto do período pós-guerra foi substituída por uma de metal. Uma faixa de ônibus segregada e duas pistas de carros ocupam a pista central. Para os lados, dois pavimentos fornecem um caminho para pedestres e ciclovias. O desenho de proteger os pedestres e os ciclistas do mau tempo, juntamente com a obrigação de construir grades acima das linhas ferroviárias, produziram as formas diferentes, que os engenheiros enfatizaram na cidade, evocando silhuetas de um transatlântico, em construções que são visíveis acima do horizonte da cidade. A estação está em um cruzamento simbólico entre a cidade portuária e as estradas de ferro, o centro da cidade e os bairros comerciais periféricos, a cidade do pós-guerra e seu crescimento urbano em Circé-Trignac.